Central de Atendimento

(18) 3646-1337
(18) 99763-0304 | 99729-9265 VIVO
(18) 98162-4717 | 98162-4718 TIM

vendas@sementescaicara.com.br

Seg à Sex: 8h às 18h
Sábado: 8h às 12h

Cedro Australiano



Cedro Australiano

COMPRE AGORA 

 

Conhecida como

Cedro Australiano

Nome cientifico

Toona ciliata

Sementes/kg

1.180.00

Aspectos botânicos

 

O Cedro-australiano (Toona ciliata)  pertence à família Meliaceae, tem sua origem na Austrália, Índia, Miamar, Malásia e Indonésia sendo, portanto, uma espécie exótica no Brasil, encontrando condições favoráveis para o seu desenvolvimento na região Sudeste e sul da Bahia. A árvore pode alcançar 50m de altura e 2m de diâmetro, seu tronco é retilíneo, algumas vezes apresenta bifurcação, com sapopemas pouco evidentes e baixas. Sua copa é verde, com formas capitata esférica e às vezes umbeliforme.

Suas folhas são alternas e compostas, pendentes de coloração esverdeada. O pecíolo tem de 5 a 11 cm de comprimento, a sua base é dilatada, sulcoso-estriado, com poucas lenticelas. Os folíolos são opostos, com 7,5 a 20 cm de comprimento por 3 a 7 cm de largura, oval-lanceolados, com pilosidade esparsa. Quando maceradas exalam odor agradável.

As flores são pendentes, com pedúnculo pendentes e de tamanho menor que as folhas. São unissexuais com 3 a 4 mm de comprimento. De coloração branca. O fruto é cápsula deiscentes com 15 a 20 mm de comprimento, castanho escuro, com lenticelas, abrindo-se do ápice em direção à base. As sementes são aladas e pequenas de 10 a 20 mm de comprimento, são aladas, de cor castanho-clara e uma faixa castanho-escura diagonal, contornando toda semente, se armazenada em câmara fria e recipiente fechado, é viável por até um ano.A espécie Toona ciliata cresce em áreas com precipitação anual entre 800 e 1.800 mm com 2 a 6 meses de seca, apresentando bom crescimento em regiões de 100 a 1.500 m de altitude. Quanto à temperatura, a espécie sobrevive sob temperaturas mínimas absolutas pouco abaixo de 0ºC. A espécie não suporta solos argilosos compactados e nem solos arenosos pobres, necessitando de solos com boa drenagem, profundos e eutróficos.

  A sua produção esperada é de 250 a 300 m³/ha aos 20 anos, dependendo das condições locais e nível tecnológico adotado.

Família

Meliaceae

Região de origem

Austrália, Índia, Miamar, Malásia e Indonésia

Solo de Plantio

 

Altura (Metros)

A árvore pode alcançar 50m de altura e 2m de diâmetro

Utilidades

A madeira do segundo desbaste pode ser aproveitada para usos diferenciados como fabricação de móveis. As árvores remanescentes, mais espaçadas, apresentarão ganho em diâmetro. 

Madeira

O Cedro-australiano (Toona ciliata) é cultivado com o objetivo de fornecer madeira de qualidade para serrarias e indústrias moveleiras. Podendo ser utilizada para fabricação de compensados, aglomerado, móveis, esculturas, entalhes em portas e janelas, na construção de navios e aviões, fabricação de lápis, instrumentos musicais. A madeira de cedro é marrom-avermelhada, de boa durabilidade, fácil secagem e desdobro. É macia e de textura grossa, com densidade aproximada de 0,33 a 0,60g/cm³.         

Flores

As flores são pendentes, com pedúnculo pendentes e de tamanho menor que as folhas. São unissexuais com 3 a 4 mm de comprimento. De coloração branca

Frutos

O fruto é cápsula deiscentes com 15 a 20 mm de comprimento, castanho escuro, com lenticelas, abrindo-se do ápice em direção à base. As sementes são aladas e pequenas de 10 a 20 mm de comprimento, são aladas, de cor castanho-clara e uma faixa castanho-escura diagonal, contornando toda semente

Folha

Suas folhas são alternas e compostas, pendentes de coloração esverdeada. O pecíolo tem de 5 a 11 cm de comprimento, a sua base é dilatada, sulcoso-estriado, com poucas lenticelas. Os folíolos são opostos, com 7,5 a 20 cm de comprimento por 3 a 7 cm de largura, oval-lanceolados, com pilosidade esparsa. Quando maceradas exalam odor agradável.

Quebra de dormência

Não há necessidade de quebra de dormência.

Local de Plantio

O plantio pode ser feito em canteiros diretamente ou em embalagem plástica. Orienta-se a utilização de substrato ou terra vegeta

Semeio

Para que se faça uma muda, coloca-se de 2 a 3 sementes por cova/embalagem. Após o semeio, cubra com terra superficialmente

Irrigação

Irrigue no mínimo 2 vezes ao dia

Germinação

15 a 45 dias